“Como as empresas tradicionais podem aderir a transformação digital” foi tema da 6ª edição do Meetup Blusoft-ACATE

“Como as empresas tradicionais podem aderir a transformação digital” foi tema da 6ª edição do Meetup Blusoft-ACATE

Data de publicação: 03/07/2023

A sexta edição do Meetup da Blusoft-ACATE representou a primeira vez que a iniciativa deixa a cidade sede e sai para debater em outro município da região. Gaspar foi escolhida para dar o pontapé inicial desta nova fase dos meetups. E foram cerca de 50 participantes que se reuniram nesta quinta-feira, 29 de junho, na Lince Tech, para ouvir um tema super importante com convidados especiais. “Como as empresas tradicionais podem aderir a transformação digital” foi o assunto da noite.

Conduzido pelo diretor de ecossistema da Blusoft-ACATE, Sidney Hamada, o encontro contou com três convidados. Edson Vander de Souza, da Lince Tech, atua na área de TI desde 1999 e sempre antenado com as novidades do mercado, procurando sempre se manter a par dos desenvolvimentos tecnológicos e dos impactos que podem causar nos processos funcionais da empresa, gerando ou agregando valor aos negócios e pessoas.

Samanta Junges Champi, gerente de marketing da Plasvale, possui mais de 12 anos de experiência em marketing e já atuou em empresas de varejo e indústria, além de Fernanda Wieser, relações públicas e especialista em comunicação empresarial, com 14 anos de experiência na área de marketing, atualmente coordenadora de marketing na empresa Círculo SA, a maior indústria de fios para artesanato da América Latina.

Ao provocar o debate, Hamada chamou a atenção para a seguinte frase: ‘Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes’. “A gente costuma ouvir sempre a mesma frase, né ‘ah, a gente sempre fez assim’. Mas os tempos mudaram, as tecnologias mudaram, o mundo mudou. Mesmo em empresas tradicionais, precisamos mudar para avançar”, disse.

“A gente precisa procurar transformações desde o início. Antes usávamos fax, fazíamos pedidos à mão. Agora, criamos times que antes não existiam, como time de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, de apoio na parte de e-commerce. Enfim, precisamos nos adaptar para as transformações que vieram ao longo do tempo”, destacou Edson.

Outra questão levantada pela Fernanda foi o olhar para o consumidor. “Aprendemos que precisamos ter nosso foco direcionado no consumidor porque nossa venda é tradicional, é direto para a pessoa física. E só descobrimos, testando. Hoje temos uma equipe de marketing focada trabalhando diretamente para o consumidor”, observou. Consumidor também o ponto destacado pela Samanta. “A transformação digital nos ensinou que por trás de qualquer coisa existem pessoas: seja o consumidor ou o colaborador”, finalizou

O próximo encontro será no mês de julho. Fique ligado nas redes sociais da Blusoft para acompanhar a programação.