Programa Entra21 abre inscrições para formação gratuita em tecnologia

Programa Entra21 abre inscrições para formação gratuita em tecnologia

Com quase 500 vagas gratuitas, o Entra21 está com inscrições abertas para a 20ª edição do programa em diversas cidades de Santa Catarina.

Entra21 acontece em diversas cidades do estado, criando mão de obra especializada e conectando jovens às empresas de inovação do estado. São quase 500 vagas para esta edição e mais de 9 mil pessoas já foram formadas pelo projeto nos 20 anos de existência.

O Entra21, programa gratuito de capacitação profissional em tecnologia, abre novas turmas em Santa Catarina. O projeto, que iniciou há 20 anos, em Blumenau, e desde 2022 expandiu sua atuação para diferentes regiões de Santa Catarina, já formou mais de 9 mil pessoas. Na edição de 2026 são quase 500 vagas abertas para aulas com foco em diversas linguagens de programação, além de desenvolvimento de habilidades profissionais, as chamadas soft skills.

Todo o projeto é gratuito e as inscrições estão abertas no site www.entra21.com.br. Neste ano, as aulas vão acontecer nas cidades de Blumenau (300 vagas), Gaspar, Brusque, Indaial, Itajaí, Balneário Camboriú, Rio do Sul e Timbó (25 vagas para cada cidade). Serão 20 turmas e, para concorrer a uma vaga, é preciso ter mais de 16 anos, sem limite de idade, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio, ter interesse em tecnologia e realizar a inscrição dentro do prazo, que vai até 17 de fevereiro.

“O Entra21 virou exemplo nacional de capacitação de jovens e um projeto fundamental para suprir a demanda de mão de obra para o setor, visto que o estado é um grande polo de tecnologia e inovação no país. Um diferencial do programa é que, além da capacitação técnica, preparamos os profissionais para o mercado, com o desenvolvimento de habilidades comportamentais e ainda no idioma inglês”, diz Cesar Griebeler, presidente da Blusoft/Acate, responsável pelo desenvolvimento do Entra 21.

O projeto surgiu e ganhou corpo justamente por estar alinhado às necessidades das empresas locais. Com a parceria desses negócios, os estudantes já saem direcionados a vagas de trabalho abertas em diferentes empresas. Atualmente, Santa Catarina tem mais de 29 mil empresas de tecnologia, que respondem por 7,75% do PIB do estado. São mais de 100 mil trabalhadores e as projeções da Acate indicam que serão abertas mais 100 mil oportunidades até 2027.

As aulas iniciam em março, com duração de cerca de seis meses. São 480 horas de estudos, divididos em atuação técnica, inglês e soft skills. As turmas serão focadas nas linguagens de programação Java, C#, aplicações web, IA, Python para IA, Front-End e Power BI, além dos focos em Suporte em TI, Mídias Digitais, Vendas de Software e desenvolvimento de games.


Mais informações: www.entra21.com.br

Inscreva-se