Porque Blumenau

Porque Blumenau

Em Blumenau existem Leis e Incentivos para a área de Empreendedorismo e Inovação. Um dos objetivos da lei é fomentar um amplo diálogo entre as empresas, setores públicos e universidades na promoção da inovação. A legislação também proporciona maior segurança jurídica, o que estimula o desenvolvimento científico e tecnológico de Blumenau.

Blumenau ocupa a 25ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros segundo o IDHM.

O 1º lugar entre as cidades de grande porte na categoria Indicadores Sociais foi conquistado por Blumenau com base no bom desempenho do município em áreas como qualidade de vida, educação e atenção ao jovem. O resultado representa o esforço do município em garantir a redução nas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil, bem como aumentar a qualidade do ensino e a probabilidade de sobrevivência dos blumenauenses.

O município também é citado na categoria Indicadores Fiscais, ocupando a 38ª posição entre as cidades de grande porte (com 28,6098 pontos), sendo a 2ª cidade do estado neste critério. Para alcançar esta posição entre os 5.565 municípios brasileiros, Blumenau se destacou na gestão dos recursos próprios.

Na categoria Indicadores Digitais, Blumenau aparece em 12º lugar na classificação geral, com 11,7459 pontos. Também no ranking geral na disponibilidade de computadores e celulares nos domicílios, a cidade aparece em 10º lugar. Quanto à facilidade de obter informações por internet, o município aparece em 23º lugar no ranking geral e 19º entre as cidades de grande porte.

A cidade aparece, ainda, na categoria Indicadores Econômicos. No critério referente ao progresso do município quanto à qualidade de emprego e o nível de renda da sociedade local, Blumenau está em 43º lugar. Já no desempenho das exportações e no comércio, o município fica na 47ª posição das cidades de grande porte.

Blumenau- cidade catarinense com mais de 353 mil habitantes, está entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, alcançando a 9ª posição no Ranking Connected Smart Cities 2019.